quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RONDA DO QUARTEIRÃO RESGATA O PROERD EM SOBRAL

COM A PARCEIRA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO O PROERD VOLTA A SOBRAL AGORA COM O RONDA.

A partir deste ano o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) será desenvolvido no Ceará por equipes do Batalhão de Polícia Comunitária (BpCom), conhecido popularmente como Ronda do Quarteirão. O lançamento aconteceu na manhã do do dia 23, em Sobral.

O evento aconteceu no auditório da prefeitura, onde contou com a presença de diversas autoridades, imprensa escrita e falada, lideranças comunitárias, professores, coordenadores,policiais do Ronda, mães de alunos, alunos de escola beneficiadas pelo programa de resistência às drogas e a violência que irá alcançar só no primeiro período 500 alunos.

A mesa foi composta por diversas autoridades, entre elas, o Cel. Austregésilo representando o Comandante Geral da PMCE, coronel Werisleik, Cel Mendonça representando o Cel Gomes Filhos, Cmt do BPCom ( Ronda do Quarteirão), Cel Gilvandro Cmt do 3° BPM, Capitão Jadilson coordenador do Ronda em Sobral, Capitão Eduardo (CIOPS) e o secretário de Educação do Município Professor Júlio César, que abraçou a causa e se tornou um grande aliado do Ronda nesta luta contra as drogas, principalmente o CRACK que esta destruindo a juventude de nossos jovens e diversas famílias.

Segundo a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), houve diminuição de 49,5% no uso de drogas ilícitas entre estudantes da rede pública do País, na comparação com a última pesquisa, realizada em 2004. Esse cálculo levou em consideração o uso, continuado ou não, no ano, de solventes/inalantes, ansiolíticos, anfetamínicos, cocaína, maconha, crack e anticolinérgicos. Somente no caso da cocaína não foi observada redução do consumo. Os resultados são relativos ao VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio nas capitais brasileiras, concluído em 2010.

EM SOBRAL O resgate do PROERD acontece graças a parceria da prefeitura e RONDA DO QUARTEIRÃO E PREFEITURA MUNICIPAL, via Secretaria de educação, o que tem sido bastante aceito pelas mães de alunos, bem como os professores da rede pública que também se preocupam com o social de seus alunos e sabem que a maior arma para se combater as DROGAS é sem dúvida a informação.

O Ten Cel Mendonça, juntamente com o Capitão Jadilson que há muitos anos atrás foram os pioneiros do PROERD nesta cidade agora voltam a ficar a frente deste grande programa em Sobral que terá como Instrutor os policiais Ubirajara e Brito.

O PROERD é um programa que surgiu em 1983 nos Estados Unidos. Tem seus princípios baseados no D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado pela professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles. Nos dias atuais está presente nos 50 Estados americanos, e em 58 países. No Brasil, chegou em 1992, com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Segundo o Cel Mendonça, supervisor do Ronda na Zona Norte, o PROERD, estava há três anos sem funcionar em Sobral, agora ele, através do RONDA DO QUARTEIRÃO, por determinação do Secretário de Seg Pública e defesa Social , Coronel Bezerra esta sendo resgatado para ser mais uma arma contar as drogas. E a prefeitura de Sobral esta de parabéns por lançar este programa de maior sucesso aos alunos da rede pública, esperamos que em breve espaço de tempo as escolas particulares se somem a estes Guardiões da vida.

Vaumirtes Freire- Serviço de Relações Públicas /Ronda Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário. Em breve publicaremos a sua paricipação na segurança pública. Somos uma polícia comunitária.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.