3° BPM

3°BPM , 56 ANOS - 1954-2010 -  PARABÉNS!
FOTO (Coronel Gilvandro assume o 3° BPM e se torna no primeiro sobralense a comandar o Batalhão da Paz.)


RESUMO DO HISTÓRICO DO 3º BPM

Em 1948 foi baixado pelo Governador do Estado do Ceará, o primeiro Estatuto da PMCE, lei nº 226/48, de 11.06.1948, o qual já previa a criação de um B.I. (Batalhão de Infantaria) para a cidade de Sobral.

Embora em agosto de 1953 já existisse na cidade de Sobral a 4ª Companhia do 2º B.I. com sede em Fortaleza, não se sabe quando essa Companhia foi instalada aqui em Sobral.

Na cidade de Sobral, à época já funcionava a 7ª Companhia, quando no dia 17 de março de 1954, em cumprimento à Lei nº 226/48, Estatuto da PMCE, foi instalada na cidade de Sobral o 3º B.I (BATALHÃO DE INFANTARIA), pelo então Major FRANCISCO BENTO DA SILVA, que foi também seu primeiro COMANDANTE. Na ocasião não houve nenhuma solenidade, nem sequer reforma, pois o B.I. foi instalado na cadeia Pública de Sobral.

Durante anos o B.I. funcionou sem receber reforma na parte física do prédio ou na parte imobiliária, no entanto, seus comandantes foram sendo revezados com o passar dos tempos.

No ano de criação do 3º B.I. eram:

·Presidente da república: Getúlio Vargas;

·Governador do Ceará: Raul barbosa;

·Comandante Geral da PMCE: Cel Manoel Cordeiro Neto;

·Prefeito de Sobral: Antônio Frota Cavalcante;

·Bispo de Sobral: Dom José Tupinambá da Frota.

No ano de 1964 o 3º B.I. finalmente passou por uma reforma digna de destaque. O Velho prédio recebeu um capeamento de cimento em parte do piso e uma estrutura de cimento armado.

No ano de 1971 o Batalhão de Sobral passou a ser denominado , definitivamente de 3º Batalhão Policial Militar, assim sendo teve ele três denominações:

·1954 – 3º B.I. – Batalhão de Infantaria;

·1963 – 3º B.P. – Batalhão Policial;

·1971 – 3º BPM – Batalhão Policial Militar.



Em 1979 foi instalado a 4ª Cia/3ºBPM, na cidade de Tianguá, até então era destacamento da 5ªCia/Camocim, numa escola provisória até que fosse concluídas as obras do quartel da 4ª Cia/3ºBPM. Passando a área circunscricional do 3º BPM a ser: 1ªCia em Sobral, 2ª Cia em Crateús, 3ª Cia em Camocim e 4ª Cia em Tianguá. No ano de 2009 o governador Cid Gomes, implantou no 3° BPM a sede do Ronda do Batalhão, um Policiamento comunitário que tem como coordenador o jovem oficial Capitão Jadilson

Atualmente o Comando do 3º BPM é exercido pelo Ten.Cel Gilvandro, o primeiro sobralenses a assumir o Batalhão da Paz e o Sub Comandante Major Adilberto.





 Texto:  Vaumirtes Freire- Sgt PM – Historiador do 3° BPM

__________________________________


FOTOS HISTÓRICAS DO 3°BPM ( Arq. Vaumirtes Freire)
As fots não estão em ordem cronológicas. Elas fazem partes do acervo do Sgt Vaumirtes e qualquer utilização das mesmas é preciso autorização. Obrigado.
Banda de Música (Cmdo Coronel Jarbas) Maestro Sgt Gameleira.

Coornel William Cmt do Batalhão (Hoje Cmt Geral PMCE) ao lado do então Prefeito de Sobral Dr. Cid Gomes ( Hoje Governador do Ceará) Isso mostra o quanto o 3° BPM e a Cidade de Sobral influência no destino do nosso estado.

No Becco do Cotovelo, o Ent6ão Pref Cid Gomes faz doações de 15 motos para o 3° BPM, época que foi criado o pelotão de motos.

Cel William, Cmt do Batalhão recebe o General Vargas Cândido( no centro) Ladeado pelo então prefeito Cid e o bispo Dom Aldo .

Oficiais do 3° BPM no cmdo do Cel William

Palanque do 7 de setembro, no cmdo do Cel Tarcísio.

Formaturas de soldados realizada na praça do São João. Cmdo Cel Tarcísio. Com o prefeito Cid Gomes, o Bispo Dom Aldo e demais autoridades e Cel William, na época chefe de gabinete do cmdo geral.

Aniversário do 3° BPM - 50 Anos, Cmdo Cel Jarbas Freire, ooutorgando vários amigos do 3° BPM.


Cel Haroaldo, Cel Tarcísio, Cel Jarbas (Cmt do Batalhão) e Cel Lima.50 anos do 3° BPM e todos os ex-cmt foram homenageados.

desfile 7 de setembro de 2000. No palanque O então prefeito Cid Gomes,( Hoje Governador do estado) ao lado de sua mãe Sra. Maria José, reitor Prof. Teodoro (Hoje Dep Estaual) e o Cel Tarcísio- Cmt do 3°BPM
Sgt Vaumirtes ( Apresentador do Programa), Cel Paula Neto (Cmt do 3° BPM), Sd Edisam e Sd Reginaldo. na primeira participação do cmt no programa A Voz do Batalhão.

Cel Paula Neto recebe o Cmdo do 3° BPM das mãos do Ten Cel Jarbas Freire em 11 de maio de 2005, cujo cmt Geral era o Cel Deladier.

Uma passagem de comanado das mais históricas e memóraveis. A população compareceu em peso para agradecer o Cel Jarbas e receber o novo Cmt do Batalhão Cel Paula Neto.( A foto diz tudo)

Cel Paula Neto(novo cmt do Batalhão) Prefeito Leônidas, Cel deladier ( Cmt Geral da PMCE e Cel Jarbas Freire em frente a galeria dos Comandantes do Batalhão idealizado por ele e o Sgt Vaumirtes ( Serv de realções públicas na época)

Cel Paulo Neto numa operação dentro do presídio. Ele foi quem criou em Sobral o grupo GETAM ( Pelotão de motos)


17 março 2009 - Cmdo Cel Gilvandro- Missa em homenagem p aniversa´rio de 55 anos do 3° BPM


Março de 2009 - Cel Gilvandro ( Cmt do Batalhão) recebe os parabéns do prefeito Leônidas
  pelo aniversário de 55 anos do 3 ° BPM
Visita do Dr. Mauricío  ( Diretor do Forum) a sede do Ronda, sendo recebido pelo Cmt do Batalhão Cel Gilvandro e os fiscais do Ronda: Sub Edísio e Sgt Vaumirtes.

2009- VISITA DO PRESIDENTE LULA A SOBRAL
Da Esq/Dir :Sgt Sousa, Sgt Vaumirtes (Fiscal do Ronda) ST França, Coronel Gilvandro ( Cmt do 3° BPM) Major Mendonça, Coord. Ronda) Major Melo, Tenente Alexandr, Sd Paulo, Sd Fonseca e demais policias que fizeram a segurança do presidente Lula em Sobral

Policiais militares em momento de desconcentração, antes da formatura.
 (Alunos a cabos: Acácio, Avelino, Gerardo e Zânzio)

Mosaico da passagem de comando do 3° BPM. Coronel Gilvandro recebe do Cel Macêdo o Cmdo do Batalhão. Presença do Cmt Geral Cel William;

Coronel Jarbas entrega uma homebagem da PMCE ao então prefeito Cid Gomes por seus relevanntes serviços prestados a segurança.

Coronel Macêdo (  então Cmt do Btl) concede entrevista.

Da esquerad para Direita: Major Mendonça, Ten cel Lima ( SubCmt do Btl, na época) e os reformados:
Cabo Lira (In Memorian) Sgt Carneirinho ( In Memorian) Sgt Victor (In Memorian) Sub Ten teixeira, Cap Cavalcante cap. Oliveira.
Na primeira fileira: Sgt Caboclinho, Sgt Teirecha ( In Memorian) Cabo Cibasol, Sub Ten Araújo e Sub Ten Gomes. 

___________________________________________________________
( Fotos de Vaumirtes Freire - Sgt - Historiador do 3° BPM -  Direito Autorais Reservados)


Equpie de futebol do 3° BPM.
Goleiro Zenga ( Civil) Cap. Regis, Ten Cel Lima, Sgt Bastos, Ten Rodriguès, ST Wellington,
agachados: Sgt Frederico, Sgt Mozar, Sgt Vaumirtes (Eu era o dono da bola), ST Claúdio e Sgt Luciano Gojoba.

Coronel Lima e Sgt Vaumirtes,  ladeados pelos policiais do COTAM antes do teinamento de tiro.

Coronel Jarbas, então Cmt do Batalhão ladeado pelos os comandante de destacamento.

Policiais militares no auditório do 3° BPM durante uma palestra.

Coronel Paula Neto, reunidos com todos os poiciais reformados em frente o 3° BPM durante as comemorações ao dia do soldado em 2005


Policiais civis e militares que participaram do curso de abordagem ministrado pelso oficiais Ten Cel Bezerra e cap. Regis ( Na época Cmt e Sub Cmt do COTAM, Hoje da Casa Militar do Governo do Ceará)

Oficiais do cmdo do Coronel Amaral Neto ( In Memorian) Ver-se atrás o repórter Izaías Nicolau.

Turma de praças de 1988
A frente os Ofíciais coordenadores do curso: Ten William Alves Rocha ( Hoje Cel e Cmt Geral da PMCE) e Ten Lima ( Hoj Cel Cmt da 2a CPG ) e os monitores Sgt Ozimo ( In Memorian ) e Sgt Mendonça, hoje Sub Ten do P.O.G.


Passagem de comando do 3° BPM. Tencel William recebe o Cmdo do Ten Cel Soares.

                           Turma do curso de habilitação de cabos no Cmdo do Coronel Paula Neto ( no centro) No final da primeira fileira pode ver o Sub Ten RR Cesário.
                           
 &&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&