DESTAQUE













18/03/2010
NÃO PODEMOS ESQUECER

CAPTURAR um criminoso pode até dar mais ibope do que evitar o assassinato, porém a nossa satisfação maior é poder evitar que o crime aconteça, por isso, as apreensões de 16 armas de fogo pelo policiais militares do RONDA DO QUARTEIRÃO em Sobral nos causou bastante alegria porque salvamos vidas. 

A prisão de um criminoso pode ser algumas vezes a prova de que falhamos na prevenção do crime, (que na maioria das vezes não tinha como evitar), mas por incrível que possa parecer, a prisão de um assassino tem conotação mais positiva de eficiência na segurança para a maioria da população, do que quando evitamos um assassinato com realizações de 'simples' apreensões de arma de fogo.
E prevenção se faz também com apreensões de armas de fogo, e isso tem sido feito sempre por nós policiais militares do 3° BPM, comandado pelo o sobralense Ten Cel Gilvandro.
E para dar exemplo deste trabalho silencioso que salva vidas, portanto não se precisa se capturar assassinos depois, destacamos uma equipe do RONDA DO QUARTEIRÃO da RD 1204 turno B ( sd Frota Nascimento e sd Paulo) que só este ano, em três meses, apreenderam seis armas de fogo.
Nem se pode imaginar quantos crimes (mortes, assaltos, etc) eles evitaram, muito menos quantas vidas de inocentes foram salvas.
Parabéns a todos aqueles que conseguem, através de muita dedicação, na maioria das vezes ariscando a própria vida, evitar assassinatos...Mas, quando não CONSEGUIMOS evitar só nos resta pegar o criminoso, é isso é questão de tempo, no entanto a vida seifada jamais será recuperada.
Não podemos esquecer. PENSEM NISSO!
__________________________
(Vaumirtes Freire- Sgt PM /RONDA)




PM DO RONDA DO QUARTEIRÃO
APRRENDEM MAIS UM REVOLVER
                                 SD FROTA NASCIMENTO E SD PAULO
       Os policiais militares do Ronda do Quarteirão Sds Frota Nascimento e Paulo vem se destacando por suas ações exemplares tanto no trato com as comunidades quanto nas abordagens a infratores e suspeitos que encontram durante suas rondas.
Somente em três meses, este dois policiais do Ronda apreenderam cinco armas de fogo, sendo quatro revolver e uma pistola ( matéria já divulgada em jornais e por esta ação ambos foram elogiados pelo supervisor Major Mendonça e coordenador do Ronda Capitão Jadilson.)
E esta semana, este dois policiais aprenderam mais uma arma de fogo, totalizando assim 6 armas em três meses, o que eleva o número de apreensões de armas de fogo do Ronda para 16 deste sua chegada em Sobral, onde veio somar com a s demais equipes do 3° BPM sob o comando do tenente- coronel Gilvandro.

No dia 14/03/2010, por volta das 16 horas, o COPOM foi informado sobre disparo de arma de fogo no Bar do Real. Após a denúncia o COPOM acionou a RD 1207 composta pelos SD F. Nascimento e Sd Paulo que de imediato foram ao local. Ao chegar no referido Bar os policiais foram informados de que o acusado após fazer os disparos se evadiu no sentido a rotatória na CE que dar acesso a Massapé. Enquanto se deslocavam para o local a RD 1201 ( Sds Fonseca e Roberto) foram em apoio aos companheiros, pois a ocorrência necessitava de mais cuidados.
E numa ação rápida e enérgica os Sds Frota Nascimento e Paulo conseguiram abordar o acusado que ainda tentou reagir, mas ao perceber que a RD 1201 chegava em apóio e diante da determinação dos PPMM do Ronda que já o dominavam, se rendeu.
O acusado se tratava do Sr. FRANCISCO EDSON RODRIGUES MOUTA, filho de Sebastião Custodio Mouta e Maria da Conceição Rodrigues Mouta, natural de Sobral, solteiro, 21 anos, residente na Rua Dr. João do Monte, 285 – Coração de Jesus. Sendo preso de um revolver calibre 32, nº 70405 - marca Taurus, capacidade pra 6 cartuchos, dois intacta e conduzido a DRPC, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo . Inquerito nº 236/2010
________________________________________________
Artigo. Sargento Vaumirtes Freire - Relações Públicas
(Fonte COPOM Radiograma N°0657)
_____________________________

DOIS POLICIAIS MILITARES DO RONDA APREENDEM EM TRÊS MESES
05 ARMAS DE FOGO


 (Sd Frota Nascimento e Sd Paulo)
          O Ronda do Quarteirão desenvolve em Sobral um grande trabalho social em parceria com as comunidades, através de visitas comunitárias, reuniões, palestras, etc, ,porém paralelo a isso também desenvolve o policiamento ostensivo juntamente com os demais grupamento do 3° BPM que tem como Comandante o Sobralense Ten Cel Gilvandro.
Durante os seus deslocamentos, os policiais fazem buscas de armas e realizam abordagens em indivíduos suspeitos, seja por iniciativa ou através de denúncias repassada pela população via telefone.
Os frutos deste trabalho vem na apreensão de armas de fogo que para nós policiais militares é de uma grande importância, pois sabemos que isso representa salvar vidas de pessoas inocente, pois mais interessante do que pegar o criminoso é evitar que o crime aconteça.
E dois policiais militares do Ronda vem se destacando nesta tarefa de salvar vidas. São eles SD Paulo e SD frota Nascimento, ambos trabalham na RD 1206 e juntos já apreenderam seis (06) revolveres, sendo que dois deles numa só abordagem.
Com bastante carisma na comunidade, estes dois jovem, desenvolvem um grande trabalho social naquela área, e tem da população bastante credibilidade, o que ajuda a desenvolver um trabalho de mais qualidade e dentro do padrão Ronda.
Vale salientar que as armas e acusados foram apreendidos sem a necessidade de efetuar nenhum disparo, respeitando a técnica policial militar e sobretudo os princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade.
Parabéns aos Guardiões da Paz!

Veja o histórico das apreensões.
Dia 07.01 2010 ( Rua Princesa isabel- Bairro Parque Silvana I)
02 (dois) revolveres cal 32 aprendidos sendo um de numeração 856648 e outro Sem numeração, em poder dos acusados: Fco. Waldenir de Oliveira e um outro menor. Inquerito N° 15/2010 e BOC 247/2010
DIa 03.02.2010 ( Rua da Consolação, Expectativa)
01 (um) revolver cal 32 n° 348425, em poder de um menor. Inquerito N ° 1510/2010
Dia 15.02.2010 ( Av. Eurípedes F. Gomes – Betânia)
Uma pistola SBN 65268 CAL. 40, ACUSADO Rdo. Nonato Elias Leite. Inquérito N° 144/2010
DIA 07.03.2010 ( RUA DA LAMA- ALTO DA BRASÍLIA)
01 (um) Revolver Cal32 N° c177628, de posse de um menor. Inquérito N° 2809/2010
Nos oito meses do Ronda em Sobral já foram apreendidas pelos policiais 15 armas de fogo. Isso mostra o trabalho eficaz deste programa de policia comunitária que foi implantado pelo Governador Dr. Cid Gomes.

_________________________________________________
 Artigo. Vaumirtes Freire - Sgt PM Relações Públicas
(Fonte COPOM )
______________________________________________
ELOGIO A PRAÇA


A Corporação policial militar existe a partir de pessoas, e são as pessoas que pensam e agem em prol da missão constitucional da Força. Para tanto, o reconhecimento desses quadros se faz fundamental para que nasça e permaneça o esforço comum em se ver à entrega de uma segurança pública de qualidade aos cidadãos de bem desta terra. Quanto às competências, a variedade faz o universo maior, alcançando a empresa o universo de suas necessidades, porquanto dispõem de profissionais inteligentes e devotados ao serviço. Dentre aqueles que fazem o Núcleo do Ronda do Quarteirão da cidade de Sobral, quanto à habilidade no trato com a mídia local, um policial militar se destaca e este é o 1º Sgt Vaumirtes, conquanto em sua carreira sempre projetou a Polícia Militar do Ceará na comunidade contribuindo para que a Instituição sempre estivesse no mais alto padrão de reconhecimento em toda Zona Norte. A partir de suas habilidades natas de articulista em jornais impressos da cidade, bem como na qualidade de comunicador envolvido permanentemente com a radiofonia sobralense, nunca deixou de bem dispor o 3º BPM e agora, também, o Ronda do Quarteirão, para que toda sociedade saiba qual o verdadeiro papel destas Unidades no seio da comunidade e o quanto tais agentes de segurança pública têm contribuído para a qualidade de vida das pessoas. Por razões tais, é digno de elogio o referido graduado a ser disposto em Boletim da Corporação.
Elogiado: 1º Sgt PM 12301 Antônio Vaumirtes Magalhães Freire, MF 099381-1-7, do Núcleo do Ronda do Quarteirão da cidade de Sobral.
20 de fevereiro de 2010
Fco Cláudio B. Mendonça – Major PM

Orientado de Célula para Zona Norte

Programa Ronda do Quateirão
__________________________________________________

GERAÇÃO RONDA DO QUARTEIRÃO

JOÃO NICOLAS- FÃ NÚMERO UM DO RONDA/SOBRAL
O Ronda do Quarteirão, este feliz projeto do governador Cid Gomes, além de promover a paz em parceria com as comunidades, estreitando os laços entre a sociedade e a PMCE, tem sido para muitos jovens o exemplo a ser seguido. Pois os policiais com seu comportamento diferenciado vem conquistando a simpatia de várias gerações, seja das vovós, que os chamam de meus netinhos, sejas das senhora que os tem como filhos.
Mas, o que mais nos supreende são as crianças que nos tem como seus herois, e tem por nós uma admiração e carinho nunca visto antes.

Antigamente, não muito distante, quando os pais queriam que seus filhos dormissem ou entrassem pra casa cedo eles diziam: " Lá vem a polícia." E assim, por muito tempo concorremos com o bicho papão.
Hoje a realidade é outra. Pais chegam a acordar as criança quando o Ronda se aproxima e isso criar entre nós e estas crianças um laço de carinho e amizade. Passamos a ser para estas crianças os seus heróis e isso nos fazem ser responsáveis por elas.
Entre muitas desta crianças, podemos destacar uma que é Fã número UM do Ronda e porque não dizer que também somos seus fãs de muitos números uns. Este pequeno Anjo Azul se chama João Nicolas, ele é filho do casal Erenide Alves e Márcia Maria, sendo neto do casal Domingos Sávis (Sassá)um grande Líder comunitário e da Sra Lúcia. (residentes na Cohab I-Sobral)
Douglas no dia 20 de Fevereiro, completou dois anos. Exigiu como presente a presença dos políciais do Ronda e a decoração foi toda inspirada no Ronda do Quarteirão.
Como se isso não bastasse, Nicolas ainda quis tirar uma foto vestido de Ronda...Pronto o seu sonho estava realizado. E hoje ao brincar com seus presentes, geralmente carros de polícia, ele batiza cada brinquedo seu com nomes de policiais do Ronda.
Que Deus continue nos fazendo ser admirados pelas suas crianças...Elas são os recadinhos de Deus dizendo que estamos no caminho certo. E essas crianças de hoje serão com certeza os verdadeiros cidadãos do futuro, por isso nós policiais pracisamos a cada dia continuar a sermos os exemplos bons, pois somos os responsáveis por esta Geração Ronda.


JOÃO NICOLAS RECEBA OS PARABÉNS DE SEUS COMPANHEIROS DO RONDA DO QUARTEIRÃO. ESTAMOS ESPERANDO VOCÊ PARA JUNTOS PROMOVER A PAZ.
______________________________________