sábado, 19 de novembro de 2011

A CULPA É DO PM

Crônica da Semana de Vaumirtes Freire

Assim como os grandes comandantes, os pais devem fazer-se respeitar ao invés de serem temidos, pois quem respeita confia, e quem teme, trai.

______________________________________

Texto: Vaumirtes Freire - Sgt PM/Ronda

Sempre que há um grupo de amigos conversando e o assunto é sobre violência, há sempre aqueles que vêem na Polícia Militar a palmatória do mundo, então, por eu ser um promotor da paz e um dos responsáveis pela segurança de toda a sociedade pela qual jurei sacrificar minha própria vida, sempre sobra para mim a tradicional pergunta: “Sargento, de quem é a culpa de tanta violência ?”

Eles sempre ouvem-me explicar que não existe um só culpado pela violência, pois ela é fruto da desigualdade social, da certeza da impunidade, do individualismo de uma sociedade hipócrita, enfim de um capitalismo selvagem que, infelizmente inverte os valores.

Porém, desta vez eu respondi, sem pestanejar:

- A culpa é do PM.

Os que estavam não muito interessados no assunto, se aproximaram mais um pouco, pois queriam ter certeza no que estavam ouvindo, afinal,não era sempre que alguém assumia pra si toda a culpa. E como eu estava fardado não me surpreenderia se alguém tivesse ligado um gravador na tentativa de ter um trunfo nas mãos.

Para aumentar mais a expectativa que formava um ponto de interrogação em cada um, eu repeti mais explicado:

- A culpa desta violência, sem dúvida, começa pela ausência da autoridade que o PM não mais exerce nos jovens.

Pronto, aquilo foi o bastante para todos que estavam naquele bate papo ficasse olhando para mim, em silêncio. Deixei que todos imaginassem o que eu iria dizer em seguida, pois era esta a minha estratégia para que prestassem atenção na minha conclusão.

E completei:

- Não tenha dúvida, a culpa de toda essa violência começa, na maioria das vezes, nos nossos próprios lares, onde a autoridade do Pai e da Mãe (os primeiros PMs) está sendo consumida pela sua omissão em educá-los para serem cidadãos, e como se não bastasse, muitos destes PMs ( Pai e Mãe) não podem ser bons exemplos para seus filhos. E aqueles que deveriam ser seus eternos guardiões, se tornam a mola impulsora para a delinqüência.

Este PM (Pai e Mãe ) são os comandantes desta grande Instituição chamada família e a eles cabem comandá-la com disciplina, amor e participação, devendo trocar os presentes pela presença. Assim como um bom comandante, os pais devem fazer-se respeitar aos invés de serem temidos, pois quem respeita confia e quem teme, trai, por isso é preciso que haja uma comunicação harmoniosa entre todos.

Ser pai ( e mãe) é de uma missão nobre, pois mesmo não jurando, doam a própria vida pelos seus filhos.

É preciso que fortifiquemos a instituição Família, nela está a solução para a encontrarmos a paz, pois bons filhos, são bons cidadãos, bons pais de família, bons profissionais e assim por diante.

Em parte, somos sempre um produto do meio. Quem nasce numa família harmoniosa terá mais facilidade para ser uma pessoa do bem.

Ë muito fácil o ambiente em que vive uma criança ou adolescente formar apenas os grandes homens que têm condições de formar seu ambiente, mudá-lo, melhorá-lo.

Todos nós precisamos de um ambiente de paz, onde se retirar, se aconchegar, refazer a vida carcomida pelo trabalho e pela preocupação. A família deve ser este ambiente, esta fonte cristalina, essa sombra refrescante. E obrigação dos pais essa responsabilidade. É aí que começa a ser formada uma semente, que poderá dar frutos de paz ou de violência, depende de como regada.

Não existe um só culpado pela violência, no entanto o começo dela, na minha opinião é do PM (pai e mãe ) que não policia seus filhos, no entanto, quando o mundo o aprisiona na liberdade falsa das drogas, ou o faz vítima da violência que nunca buscou derrotá-la, ele, numa tentativa de tirar de si toda e qualquer culpa, movido muitas das vezes pelo remorso do que pela fome de justiça, procura nos órgão de segurança toda a culpa.

Um amigo meu, certamente pensando em provocar riso falou: Tem razão. Para acabar com tanta violência é preciso mesmo do PM, ( Peia Muita) pois a mesma mão que afaga e a que bate, completou.

É cada um tem a sua maneira de imaginar o que significa PM, mas que a culpa também é dele, é.

_________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário. Em breve publicaremos a sua paricipação na segurança pública. Somos uma polícia comunitária.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.