

Elementos que vinham praticando uma série de assaltos na cidade de Sobral foram presos na noite de ontem 16 / 02, pela Polícia Militar. Uma com as equipes do POG, FTA comandadas pelo Coronel Gilvandro Oliveira, juntamente com o RONDA DO QUARTEIRÃO comandado pelo Major Valberto Melo, resultou na prisão de três acusados de praticarem vários assalto na cidade e região. Com eles foram apreendidos três revolveres todos municiados. Na operação, uma das viaturas do Ronda se deparou com dois homens suspeito que foram abordados. No momento que os dois foram parados, um dos abordados estavam com um revolver municiado e logo a polícia conseguiu descobri que se tratava dos homens que vinha praticando vários assaltos na cidade e região. Informações dão conta que os assaltos do dia de ante ontem, foram confirmados que se tratava dos dois. No momento da prisão, os dois estavam em uma moto Titan vermelha de placa OCI 5417 de Sobral que eles levaram de assalto no dia 15 quarta-feira de uma loja que eles praticaram um assalto na cidade de Forquilha. Continuando os trabalho da Polícia Militar, foi descoberto que os mesmo usavam três casas no bairro da Santa Casa, para guardar as mercadorias de assaltos e usar suas drogas.
O Major Valberto Melo, disse para a reportagem do Plantão Alerta, que lá os acusados usavam tanto para esconder o material roubado como um lugar para uso de drogas e também faziam a desova dos documentos dos pertences das vítimas e jogavam ali os que não era do interesse deles, disse o Major.
O Coronel Gilvandro Oliveira disse que o objetivo é colocar a cidade em ordem em relação a questão da violência, diminuir os assaltos, lesões corporais em fim, todos os delitos em Sobral, e falou ainda que hoje Sobral tem um comando único, não existe mais a questão de cor de farda, agora é todo mundo trabalhando em favor da população. A bandidagem que se prepare. Os três acusados que foram presos trata-se de Jhonatan Sousa de Oliveira residente na cohab 2, o Gilvan Pinto da Silva e Valdir Sousa Gomes conhecido por “calção” de 31 anos residente no bairro da Santa Casa. Os dois primeiros foram presos próximo ao hotel Beira Rio no centro de Sobral por volta das 19:30 e o terceiro em uma das casas que eles utilizavam para seu delitos. Várias Pessoas compareceram na Delegacia para fazerem reconhecimento, e todos confirmaram que se tratavam dos acusados mesmo.
MOTO LEVADO DE ASSALTO EM FORQUILHA UTILIZADA NOS CRIMES
Fonte: Blog :Plantão Alerta
Ronda do Quarteirão de Sobral tem novo comando. Quem assumiu desde sexta-feira 10 / 02 , foi o Major Valberto Melo, natural de Fortaleza, onde estava trabalhando na Ciops. Ele já tem 20 anos de polícia e recentemente, saiu do Policiamento Ostensivo Geral ( POG ) para o programa do Ronda. Essa é a segunda vez que ele trabalha em Sobral, teve uma passagem rápida na cidade no ano de 2009 e ele disse que gosta de está nas ruas perto da ocorrência.
O Major Valberto Melo disse que está chegando para dar continuidade os trabalhos dos comandantes que passaram, aprimorar mais ainda o programa Ronda do Quarteirão para continuar atendendo a população. Perguntado sobre os dias que ele se encontra em Sobral e quando ele esteve aqui no ano de 2009, se a cidade mudou muito no tocante ao crime ele respondeu que evidentemente que mudou, porque a cidade ela tem crescido, Sobral é um polo na região norte e do estado também. É uma cidade de projeção que sempre acompanhei essas mudanças mesmo estando distante, mas temos sim acompanhado esse crescimento populacional, crescimento que nem sempre é planejado porque as vezes foge do planejamento, então agente ver que atrelado a esse acréscimo populacional, também vem os problemas acrescentados a isso, sem falar em uma série de questões sociais com respeito as drogas essa problemática social com tantos outros que advêm com o aumento de qualquer população e Sobral que tem se estendido não é diferente, não tem como não mudar em todos os sentidos, mais dentro da esfera de segurança publica a polícia vai trabalhar com o que tem para amenizar essas problemáticas e podermos prestar um serviço de qualidade a comunidade. Ele ainda falou que tem a pretensão de acompanhar as ocorrências de perto, tanto o atendimento policial como também junto a comunidade, ver os reclames, as carências, e procurar traçar estratégias dentro da nossa conduta de policiamento comunitário para trazer realmente a satisfação no atendimento eficaz a estas questões. Falando Sobre a poluição sonora, ele falou que é uma questão bastante complexa, porque vai desde a questão legal quando nós temos meios legais para atuar, quando falo meio legais eu falo na questão da lei que já existe, mais bem como as condições para execução da lei, que são matérias necessárias para que essa lei possa ser fiscalizada, evidente que sabemos dessas limitações na execução dessa lei e também compreendo a questão da educação e dos abusos que são cometidos. Nós não vamos cruzar os braços em cima disso aí, vamos atuar nesses casos, e digo que esse período que passamos agora, é um período critico em virtude do Carnaval e esses problemas tende a se agravarem, mais não vamos permitir esses abusos porque a sociedade é vítima disso, mas com certeza iremos trabalhar nesse caso, vamos fazer parcerias junto aos órgãos competentes para trazer a tranquilidade a todos que são incomodados. No final ele agradeceu ao Capitão Jadilson pelo trabalho realizado no Ronda, agradeceu a imprensa no modo geral pelo apoio e que ele estará sempre aberto para receber a comunidade e espera a participação da sociedade para baixar esses índices de criminalidades para termos cada vez um convívio social mais tranquilo.SDS ISAIAS, AUGUSTO E FREIRE
Atenção: quem consegui descobrir? Arma de fogo em Sobral está ficando comum, quase todos os dias nossa reportagem, registra apreensão de revolveres. Na tarde de hoje, o Ronda do Quarteirão faz a apreensão de mais uma arma de fogo.
Informações passadas pelo SD Augusto da 1203, dão conta que por volta das 17:10 desta sexta-feira 09 / 12, quando se depararam com dois elementos em uma moto preta de atitudes suspeita, o policial deu ordem para que os mesmo parassem. Os elementos pararam e quando os SDS saiam da viatura, os mesmo empreenderam fuga, fazendo com que os policiais pedissem apoio da RD 1210 com os SDS Isaias e Josué e começaram um cerco no local. Na rua Monsenhor Domingos, próximo ao um bar da “Paivinha” os acusados avistaram a viatura, momento que eles se atrapalharam e caíram, dando tempo para que os policiais fizessem a prisão dos mesmo. No momento da queda, alguém da população que não foi identificado, pegou a moto e escondeu. Os dois foram levado para DRPC ( Delegacia de Polícia Civil ) para os procedimentos. Os acusados trata-se de um menor de idade 17 anos do Sumaré e o Francisco Jonas 20 anos do bairro do Sumaré. Ainda falou o policial que os dois não tem passagem pela.
Os acusados confessaram que iam fazer um assalto, mais não tem costume dessa prática, só entrou nessa, porque foi incentivado por um elemento que emprestou a arma para que os mesmo realizasse o plano. Ele não identificou o elemento que emprestou a arma. Ainda confessou que ia fazer o assalto em um cyber no centro de Sobral.
MOMENTO HILÁRIO:
A família de um dos acusados, entrou em contato com um advogado, já que o crime é afiançável, quando o advogado chegou na Delegacia para soltar seu cliente, descobriu que o assalto programado pelos acusados, era na sua empresa. O advogado pergunta ao seu cliente se realmente era verdade que os mesmo iam fazer o assalto em sua empresa, teve a resposta do seu cliente, era sim Doutor, nós não sabíamos que era sua.
Final da história, o advogado continuou a defender o seu cliente que ia assaltar sua empresa, e ele advogado que ia ter sua empresa assaltada pelos seus próprio cliente, virou o jogo, continuou a defende-lo, deu prosseguimento ao seu trabalho e recebeu para não deixar seu cliente ir para as grades o valor de dois mil reais. Final das contas o advogado saiu foi ganhando. Não vamos identificar o advogado, pois não fomos autorizado, mesmo tentando gravar com o advogado. Essa foi a melhor do mês, advogado defende elemento que ia assaltar sua empresa.