domingo, 11 de julho de 2010


HISTÓRICO DO PROGRAMA RONDA DO QUARTEIRÃO

montagem de fotos

Em 21 de novembro de 2007, cumprindo uma promessa de campanha, o Exmo. Sr. Governador

do Estado do Ceará lançou a primeira das cinco Bases Territoriais

do Projeto Piloto do Programa Ronda do Quarteirão.

Atuando com base na filosofia e estratégia organizacional de Polícia Comunitária, o Programa Ronda do Quarteirão atualmente está presente em cento e vinte e duas bases territoriais nos municípios de Fortaleza (91 áreas), Caucaia (22 áreas) e Maracanaú (09 áreas), tendo a coordenação operacional do Programa a cargo do futuro Batalhão de Polícia Comunitária da Polícia Militar do Ceará. Cada base territorial tem uma extensão que varia de 1,5 a 3 km² e é atendida por uma viatura e uma motocicleta de grande porte que, através do atendimento do telefone celular, se deslocam para o atendimento de ocorrências de maneira ágil, chegando ao local do chamado em menos de cinco minutos.

A polícia comunitária se traduz na parceria entre a população e a polícia, onde todos se reúnem para identificar os problemas e providenciar soluções aceitáveis para as demandas da comunidade. Agindo dentro dessa vertente, o PM procura cumprir a sua missão de defender a sociedade, mesmo com o risco da própria vida.

O BPCOM conta atualmente com 1501 homens que se desdobram diariamente no policiamento comunitário, tornando-se a polícia da boa vizinhança que através de suas visitas domiciliares, visitas solidárias, ronda escolar, ronda da saúde, ronda dos templos religiosos e ronda do Cooper, vem elevando a sensação de segurança da população.

O Programa Ronda do Quarteirão tem a Coordenação Operacional a cargo do Cel. QOPM Werisleik Pontes Matias.

_________________________________

Texto capitão Jadilson, coordenador do Ronda/Sobral
Extraido do Informativo do Ronda/Sobral Ano I, N° 001, publicado em 26 de junho de 2010

Nenhum comentário: