quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

COLUNA NO JORNAL CORREIO DA SEMANA

o Sargento VAUMIRTES FREIRE, fiscal do Ronda/Sobral e Relações Públicas,a partir desta segunda semana de fevereiro volta a escrever sua coluna no jornal Correio da Semana, onde foi colunista por mais de 10 anos. Desta vez a coluna levará o título EM DEFESA DO CIDADÃO, uma sugestão do supervisor regional do ronda major Mendonça que em épocas passadas também foi colunista deste jornal.
VEJA LINK PARA O JORNAL CORREIO DA SEMANA CLICK

VEJA ALGUMAS MATÉRIAS
QUE SERÃO PUBLICADAS NO SÁBADO DE CARNAVAL.

---------------------------------------------
O RONDA DO QUARTEIRÃO EVITA ASSALTO


O Ronda
do Quar- teirão










A nossa comunidade Sobralense tem na sua maioria participado bastante da segurança pública, seja denunciando, seja dando sua opinião e por vezes fazendo algumas criticas construtivas, claro.
È importante lembrar que não precisamos esperar acontecer um crime para somente depois chamar a Polícia Militar. É salutar que em qualquer movimento suspeito que você perceba, seja no comercio, seja na sua residência ou até mesmo na via pública, lique 190 e chame a PM como fez o Senhor Francisco Ferreira de Castro que por volta de 00h20min, LIGOU PARA O TELEFONE AMIGO 190 e o COPOM acionou a composição da RD 1204 até a residência do solicitante situada à rua Pe. Franzone, Alto do Cristo-Sobral, pois o mesmo denunciava que três indivíduos estariam tentando invadir sua residência.
Como a RDS do Ronda cobre apenas uma área de 1,5 Km de circunferência e permanecem sempre na área, foi possível os policiais chegar ainda a tempo de evitar o que poderia ser algo bem pior, o que nem é bom de se falar.

AÇÃO DA PM : A composição da RD 1204, SD PM FERNANDES e SD ADELINO se dirigiram ao local e quando se aproximavam perceberam de fato os três indivíduos nas proximidades da residência do solicitante, estes ao perceber a presença do RONDA empreenderam fuga, sendo que um indivíduo de nome Douglas Bruno dos Santos, nascido em 27/01/1989, solteiro, filho de Francisco Costa Soares e Vera Lúcia dos Santos Costa, residente na rua Getúlio Vargas, 295, quando tentava fugir veio a cair, sofrendo uma lesão na cabeça. Que a composição PM acionou o SAMU, que compareceu ao local e prestou atendimento ao mesmo.
Porém a vítima não quis representar criminalmente contra o infrator e dada a situação, a composição PM compareceu a DRPC e registrou o fato em BO.
Os acusados não foram presos, mas o importante foi ter evitado um possível crime de morte.
Parabéns aos policiais do Ronda do Quarteirão, um programa da PMCE que só veio somar com os demais grupos que forma esta nossa gloriosa Corporação Policial Militar, aqui em Sobral representada pelo 3o BPM que tem no comando o sobralense Tenente Coronel Gilvandro.


RONDA APREENDE MENOR QUE NUNCA APRENDE


















Menores infratores são constantemente apreendidos pelos policiais do Ronda e do POG. Muitos envolvidos em pequenos delitos que supostamente seriam vendidos para pagar a droga (O CRACK) que já os dominam por completos.
O RONDA DO QUARTEIRÃo, desenvolve, além do trabalho ostensivo repressivo que é peculiar a PM, também um trabalho comunitário de acompanhamento desse jovens, pois mais importante do que pegar o criminoso é evitar que o crime aconteça. Essa palavras para muitos só farão sentidos quando a vítima for um filho ou um amigo seu.
Muitos desses jovens infratores são reincidentes e a cada nova ação delituosa cometida por ele, essa aumenta sua ação violenta, ou seja, ele começa roubando celular, depois apassa pra roubar bicicleta, motos e assim vai até o ponto de matar uma pessoa por coisa banal. Aí neste momento ele é visto e todos GRITAM...Cadê a polícia, cadê o Ronda !!!

A polícia está aqui. LEIA

Por volta de 18h30min de 09/02/2010, a composição do Ronda do Quarteirão através da RD1206 composto por SD PM ADELINO, e SD PM EDINALDO, foram comunicados via COPOM a uma ocorrência onde o solicitante aguardaria no local do fato, pois o infrator que lhe furtou seu celular de marca SM3120 estava nas proximidades e ela, a vítima, queria o apoio do RONDA.
Após ouvir da vítima as características do acusado, os policiais do RONDA, por trabalharem somente naquela área já sabiam de quem se tratava e após uma busca na área apreenderam o menor infrator ( Não podemos colocar as iniciais do seu nome), 13 anos sem pai declarado e residente no bairro da Expectativa e o mesmo confessou ter sido o autor do delito.
Assim o os policiais do RONDA conduziu o acusado a DRPC de Sobral onde a delegada plantonista relatou que a vítima já tinha feito um B.O no dia 08/02/2010 e que o menor seria chamado amanhã, 10/02/2010, e o menor infrator foi liberado.

Ta faltando algo ?


FRASE DA SEMANA

“Jámais iremos acabar com a violência, porém existem várias formas não violentas de combatê-la. “ - SGT VAUMIRTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário. Em breve publicaremos a sua paricipação na segurança pública. Somos uma polícia comunitária.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.