sexta-feira, 27 de novembro de 2009
RONDA CAPTURA FUGITIVO DA CADEIA DE FORQUILHA
Ontem, dia 26 de novembro, policiais do Ronda do Quarteirão: Mendes e Cronenberges de serviço na àrea 1208, Turno B, poor volta das 15horas receberam via COPOM, de que um fugitivo da cadeia pública de Forquilha se encontrava naquela área do Bairro Sinhá Sabóia. Imediatamente o fiscal de operações do Ronda Sargento Vaumirtes determinou que duas viaturas do Ronda fossem ao local citado, pois havia denúncia de que o mesmo poderia estar armado. Após uma investigação na área nada foi encontrado. Porém, graças as visitas comunitárias que são realizadas diáriamente integrando a população com a PMCE, via Ronda, a ação da PM foi eficaz na captura do fugitivo.
já era por volta das 20 horas quando os amigos do Ronda ligaram para a RD da área informando pari passo o percurso do fugitivo que eram rastreado pela comunidade e repassavam para o telefone da própria RD e falavam com os policiais. E na rua Marechal Rondon o acusado Antônio Gonsalves dos Santos Filhos, 18 anos que no dia 05/09 foi preso acusado de roubo e encontrava-se foragido, finalmente foi capturado sem prestar nenhuma reação diante da eficaz dos policiais do Ronda que o abordaram com se surgisse do nada, tamanho o fator surpreza quando este dobrou uma esquina e se deparou com os guardiões da paz que receberam vários elogios pela sua maneira de trabalhar. Sem violência e dentro dos princípios da legalidade e o mais importante, contado com a parceria dos Amigos do Ronda...amigos da Paz.
Sendo o acusado encaminah a DRPC e depois enttregue aos policiais da delegacia de Forquilha.
Parabéns!
terça-feira, 24 de novembro de 2009
ANIVERSARIANTES DO MÊS DE NOVEMBRO
Aniversariantes:
SD Reneida - 04/11
SD Vale Carneiro - 07/11
SD Osmailson - 13/11
SD Adelino - 18/11
SD Eduardo Reis - 21/11
SD Vasconcelos - 22/11
SD Rodrigues - 23/11
SD J. Santos - 30/11
FIQUE POR DENTRO
LEI IVO GOMES
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO SÉRIE 2 ANO VIII Nº 242
FORTALEZA, 21 DE DEZEMBRO DE 2005
LEI Nº13.711, de 20 de dezembro de 2005.
ESTABELECE MEDIDAS DE COMBATE
À POLUIÇÃO SONORA
GERADA POR ESTABELECIMENTOS
COMERCIAIS E POR
VEÍCULOS NO ESTADO DO
CEARÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ. Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu, Marcos César Cals de Oliveira, Presidente, de acordo com o art.65, §§3º e 7º da Constituição do Estado do Ceará promulgo a seguinte Lei:
Art.1º Ficam expressamente proibidos, no Estado do Ceará, independente da medição de nível sonoro, utilizar quaisquer sistemas e fontes de som:
I - os estabelecimentos comerciais, com a finalidade de fazer propaganda publicitária e/ou divulgação de produtos ou serviços;
II - os carros de som, volantes ou assemelhados em vias públicas;
III - os veículos particulares, em vias públicas, com volume que se faça audível fora do recinto destes veículos.
Parágrafo único. Não estão sujeitos à proibição prevista neste artigo os sons produzidos durante o período de propaganda eleitoral, determinados pela Justiça Eleitoral; os sons produzidos por sirenes e assemelhados utilizados nas viaturas, quando em serviço de policiamento ou socorro; os sons propagados em eventos religiosos, populares e integrantes do calendário turístico e cultural do Estado do Ceará.
Art.2º Verificada a não observância desta Lei, ficam os infratores sujeitos a multa de 100 (cem) UFIRCE´S cumulada com a apreensão da aparelhagem emissora da fonte sonora.
Art.3º Cabe a qualquer pessoa do povo que considerar seu sossego perturbado por sons ou ruídos não permitidos nesta Lei comunicar ao órgão competente a ocorrência, para que sejam tomadas as providências necessárias.
Art.4º O Poder Executivo Estadual fica autorizado a estabelecer convênios e parcerias com órgãos federais e municipais, para o fiel cumprimento do disposto nesta Lei.
Art.5º O Poder Executivo Estadual regulamentará a presente Lei.
Art.6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art.7º Revogam-se as disposições em contrário.
PAÇO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 20 de dezembro de 2005.
Dep. Marcos Cals
PRESIDENTE
sábado, 21 de novembro de 2009
PLANTÃO RONDA
MAJOR MENDONÇA
...E OS ARTISTAS ENTRAM EM CENA.
Quando o sol descortina o novo dia ilumina os policiais do Ronda do Quarteirão a postos para assumirem o serviço e dar continuidade,em parceria com os PPMM do 3° BPM, a Paz e a segurança na nossa Bela e querida cidade de SObral, berço do nosso governador Cid Gomes.
À sombra do antigo casarão de lúzia homem, cenário rotimeio das rendiçôes, onde são realizadas preleções e repassadas as ordens do dia, os guardiões da paz, se confraternizam entre si, pois sabem da árdua missão que o esperam após este momento que o tempo aqui congelou para a posteridade. (Sgt Vaumirtes Freire)
PS: (São dez viaturas( além de duas reservas), que assumem diariamente o serviço, sendo dois policiais em cada RD e três reservas técnicos que fazem o policiamneto a pé, sendo todos sempre orientados pelo fiscal de operaçãoes e coordenados pelo capitão Jadilson)
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Viva a nossa Bandeira. Viva o Brasil.
A quinta e última bandeira do Brasil veio com a Proclamação da República.
A bandeira do Brasil foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares.
Ela é inspirada na bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da coroa imperial, deve-se a Benjamim Constant que o sugeriu a Raimundo Teixeira Mendes. A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", que se decompõe em duas divisas usuais - Uma moral, 'Viver para outrém' (altruísmo - termo criado por Comte), ou seja, por o interesse alheio acima de seu próprio interesse, e outra estética, 'Ordem e Progresso', ou seja, cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação ética da vida social. Dentro da esfera está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8:30 horas de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada de 15 de novembro de 1889: "Espiga, Procium, Sirius, Canopus, Delta, Gama, Epsilon, Seta, Alfa, Antares, Lambda, Mu, Teta e outras".
Em 1992, uma lei alterou a bandeira para permitir que todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal estejam representados por estrelas.
VISITAS COMUNITÁRIAS
RONDA DO QUARTEIRÃO CONVIDADO VIP.
Os políciais do Ronda do Quarteirão foram convidados a se fazerem presentes, nesta segunda-feira, dia 15.09, ao aniversário da jovem Raimundinha, filha do casal: Sr Barnabé e Dona Zilma Miranda, residentes na Cohab III. Dona Zilma, que chama os policias do Ronda de meus filhos: "Eles são os meus filhos, eu vejo neles o meu filho que faleceu ainda muito jovem." - Falou dona Zilma oa supervisor do Ronda Major Mendonça que também se fez presente juntamente com o fiscal Sgt Vaumirtes, o radialisat Luis siqueira e os PMs Doremberges e Harrinson, bem como os policias de serviço na área: Sds Jr. Brito e Fonseca, por sinal bastante elogiado por diversas família.
A área 1205 compreende os bairros Campos dos Velhos, Parque das Nações, Junco, Cohab III e Brisa da Serra, sendo a maior área. E oito policiais se reversam sendo eles: David Freiras, Wagner Jr, Albuquerque, Braga, Fonseca, Lucas Porto, Pinto Vieira e Santos.
domingo, 15 de novembro de 2009
COM O RONDA MELHOROU 80°/° DIZ CIDADÃO
Umas das mudanças do modo de se fazer polícia é ir até as comunidades e ouvir dela suas demandas e não achar que jásabe tudo e direcionar o policiamento baseado em mapas, pensamento próprio ou simplismente onde bem entendesse, enfim! Agora com o Ronda a população esta mais participativa e isso faz com que a PMCE melhor direcione os seus trabalhos.
Um dentista qdo vai obturar um dente, por mais leigo que seja o paciente, o sucesso do seu trabalho seja de abturação ou extração, depende quase que 80/° do cliente. Assim também é a segurança pública, pois o povo é o maior parceiro e respnsável pelo melhoramento da segurança pública.
E para que isso fosse possível, o Ronda usou o velho Jargão " Se maiomé não vai a montanha, a montanha vai amaiomé" e ao ínvés da PM só esperar que a comunidade fosse ao quartel, os policiais foram até o povo, ouvir a sabedoria popular. Eureka! A voz do povo é a voa de Deus. E ouvindo essa voz a Polícia Militar, via Ronda do Quarteirão, não só resgatou a confiança do seu povo, como fez nascer em seu coração a sensação de segurança.
Cidadão seguro, pensa no futuro.
Essas visitas comunitárias é rotina dos policiais do Ronda que sempre estão acompanhados, seja pelo Supervisor major Mendonça, coordebador Capitão Jadilson ou pelos fiscais de serviço.
(Neste vídeo registra uma dessas visitas feita pelos policiais da área 1204 que se fizerm acompanhados pelo Major Mendonça e do Fiscal Sgt Vaumirtes.)
siga-nos no twitter www.twitter.com/ronda_sobral
PROGRAMA A VOZ DO BATALHÃO COMUNITÁRIO
Ouça um pouco do programa deste sábado, dia 14 de novembro quando foi colocado no ar as palavras do Comandante do batalhão Comunitário ( Ronda do Quarteirão) Coronel Studart.
( Vale salientar que este programa é totalmente voluntário. Apresentado apenas na folga do Sargento Vaumirtes, sem renumeração e sem prejuizo da escala de serviço)
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
MORADOR EXALTA TRABALHO DO RONDA
PAZ NO LAR E O RONDA NO QUARTEIRÃO
Morador exalta trabalho dos policiais do Ronda. em especial do turno B Viana e Osmailson) Segundo o Sr, Brauna F. Gomes residentes na Cidade Dr, Jsé Euclides, antes ele não podia nem sentar-se na calçada a noite e hoje, graças aos políciais do Ronda essa é uma prática rotineira e seu comércio, onde ele precisava"despachava" atrás das grades, hoje é paz e a cada dia prospera.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
ÀREA 1204 TURNO B
11.10.2009 ( Quarta-Feira)
Os policias do ronda tem conquistado a simpatia, a confiança e a credibilidade da população sobralense de tal maneira que chega ao ponto de serem convidados para participarem de festa de aniversário, reuniões comunitáris onde serão discutidas os anseios da comunidades, e até para jantarem no seio da própria familia como um membro dela e diga-se de passagem, um dos filhos mais queridos.
Foi isso que o major Mendonça e o Sgt vaumirtes puderam perceber na área da 1204 no turno B, onde autuam os Sds Viana e Osmailson,
Ambos, dotados de um grande carisma criaram um forte e intenso laço de amizade em sua área, tornando-se não só um bom vizinho, mas um membro de todas aquelas família.
Parabéns ao Viana e ao Osmailson por realizarem um grande trabalho comunitário, independente de classe social, pois da favela aos bairros mais nobre, onde a RD cobre eles se comportam de um só maneira e o mais interessante, há uma retorno por igual de toda a comunidade.
TURNO B HORA DA PRELEÇÃO
CORONEL STUDART FALA SOBRE O PROGRAMA A VOZ DO BATALHÃO.
Após a reunião com todos os coordenadores e fiscais dos núcleos da zona norte, realizado nesta terça-feira, dia 10, em Cannindé, o Coronel Studart, Comandante do Batalhão Comunitário, falou da importância para o Ronda do Quarteirão, a manuntenção do programa de Rádio A Voz do Batalhão apresentado pelo sargento Vaumirtes ( Ronda) há mais de nove anos em Sobral: "O programa de rádio é um instrumento que servirá para que as comunidades contribua cada vez mais com a segurança pública. Essa interação entre polícia e comunidade é essencial para dar continuidade ao sucesso do programa Ronda do Quarteirão"
REUNIÃO DO RONDA EM CANINDÉ
Cel Studart, Cmte do Batalhão Comunitário, major Mendonça Supervisor da Zona Norte , Cap Jadilson, coordenador/Sobral e os fiscais: Sub Ten Edísio e os Sgtos Vaumirtes e Fonteles.
Almoço com o Coronel Studart, Major Mendonça e todos os Coordenadores de Núcleos e fiscais da Zona Norte.
Também se fizeram presentes todos os coordenadores de núcleos: De Sobral, Capitão Jadilson; De Canindé, Capitão Cavalcante; de Itapipoca, Capitão Alencar e de Crateus, o Tenente Vicente. Vinheram acompanhados dos fiscais dos seus respectivos núcleos.
Após a reunião foi servido um almoço, onde rolou um bate papo saldável com o nosso comandante, quebrando os paradigmas de épocas passadas, onde praças faziam refeições separados dos oficíais.
"O Ronda do Quarteirão é o divisor de águas da Polícia Militar. Precisamos abraçar esta nova chance que a sociedade nos esta dando de credibilidade e confiança. Não existe polícia sem comunidade e vice versa."
A reunião terminou por volta das 17horas e em seguidas os policias de Sobral foram visitar a basílica de São Francisco e depois aos pés da Estátua pediram ao santo mais Paz e Fraternidade entre as pessoas.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
CAFÉ COM SAUDADE...E RONDA
O Ronda do Quarteirão realmente alcançou um espaço na sociedade antes nunca nem imaginado. Nas comunidades, dentro dos lares, colégios, igrejas das mais diversas religiões, etc. os policiais estão sempre sendo convidados e na maioria das vezes para falar sobre este programa do Governador Cid Gomes, ou simplismente como convidados vip para festas de aniversários, reuniões de classe, grupos, Ongs entidades filantópicas, seja no Rotary, Lions, enfim. Isso nos deixa bastante orgulhosos, mas muito mais compromissados com o nosso objetivo maior levar a paz aos lares e a todos os lugares de um modo geral.
Além desses vários locais já citados, o Ronda tem sido figurinha fácil na imprensa sobralense, seja na escrita, ocupando os espaços em colunas, como nos programas de rádios.
(Ronda do quarteirão
um programa
para
toda a
família)
Neste domingo o Sgt Vaumirtes, juntamente com o SD Aderbal se fizeram presente ao programa "Café com saudade" na rádio Caiçara AM de bastante audiência e com transmissão ao vivo pela internet. Apesar de ser um programa de saudade, onde relembramos músicas do passado, os seus apresentadores, o Jornalista Herculano Costa e Franck Melo, abriram um espaço para o Ronda. " O Nosso programa não poderia de deixar de registrar em sua memória a presença tão marcante do Ronda em Sobral.
Parabenizo ao Governador Cid Gomes pelo projeto, ao cmt Geral Cel William por ter a visão de colocar a frente desse programa áqui na nossa terra pessoas de grande carater e competência como o Major Mendonça, o Capitão Jadilson e a você amigo e colega da imprensa Sgt Vaumirtes." Assim se reportou Herculando Costa.
SOBRAL 100 DIAS COM RONDA
SOBRAL
COMEMORA
CEM DIAS COM
O RONDA DO
QUARTEIRÃO.
É algo nunca visto antes o carinho da população pela Polícia Militar, via Ronda do Quarteirão, este brilhante programa do Governador Cid Gomes que nasceu um bom vizinho e hoje já se torna um membro da família de todos aqueles que buscavam a paz.
Muitas escolas visitadas, famílias tranguilizadas, lares protegidos, projetos realizados, mensagens de apóios, exemplos de cidadanias, armas apreendidas e etc, mas o mais importante foi o resgate social e a auta-estima dos policias e o respeito e a confianças da população por sua polícia militar que há mais de um século e meio é sua guardiã.
O Ronda em Sobral veio Pra Sempre e é este o pensamento de todos os Sobralenses, pois " Ninguèm jámais se imagina ficar Sem o Ronda depois destes Cem dias do Ronda em Sobral."
E é para celebrar este dia que publicamos aqui uma cena que ficara Pra Sempre na história do Ronda. A senhora Albetiza, moradora do Bairro Pe palhano movida por um misto de sentimentos de gradidão e medo foi até a sede do Ronda/Sobral e entregou nas maõs do Major Mendonça, supervisor Regional e do capitão Jadilson, coordenador Local, um abaixo assinado com cem assinaturas agradecendo e ao governador Cid Gomes pelo Ronda e ao mesmo tempo pedindo que ele nunca acabe com o Ronda. Uma gesto nobre de pessoas tão simples, mas de tão grande expressão.
Assim também se manifestou o senhor Abelardo de 72 anos quando policiais do Ronda visitaram seu lar:
Oh Meu Deus vocês vieram aqui. Queria muito agradecer vocês. Agora podemos sentar na nossa calçada em Paz. Agradeçam por mim ao Cid, meus filhos."
o senhor abelardo mora no bairro da Santa Casa ao lado do Hemoce e trabalha no Becco do Cotovelo vendendo revistas usadas.
São estes gestos de carinhos que movem todos nós do Ronda e faz com que pensamos a cada dia com melhorar ainda mais o nosso trabalho.
Ao povo Sobralense que tanto nos admira, nesnte Cem dias do Ronda , nós é que agradecemos por nós aceitar em seus lares...em sua família, em suas vidas.