terça-feira, 5 de abril de 2011

COMBATE ÀS DROGAS



“Em média a cada dois dias um procedimento foi feito contra o uso e tráfico de drogas em Sobral no ano de 2010 junto à Delegacia de Polícia Civil. E para 2011, as ações diárias para o primeiro trimestre têm sido ainda mais rigorosas.” Com estas palavras o Major Mendonça, Comandante do Ronda do Quarteirão para Zona Norte, materializou o esforço da Polícia Militar quando o assunto é o combate às drogas na Princesa do Norte.

Explicando estes “procedimentos”, seria o Flagrante Delito (FD) para o tráfico, o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para o consumo; o Boletim de Ocorrência (BO) quando envolvem menores e o Inquérito Policial (IP) quando existem indícios, porém sem o flagrante. Conforme se vê na tabela que segue para os anos de 2010 e 2011:

(JAN/FEV/MAR)____FD_____TCO_____BO_____IP_____TOTAL
2010______________58_____59______38_____10______165
2011______________24_____19______15_____01_______59
Fonte: DRPC/Sobral
Ao mesmo tempo, sabe-se que a droga – leia-se crack –, tem interferido na vida do brasileiro com muita violência, tornando-se hoje além de um problema de Segurança Pública, também uma questão de Saúde Pública a ser combatida por todos.

O Major Mendonça adiantou que duas posturas têm sido tomadas de forma concomitantes no combate a tão terrível mal: uma de caráter preventivo, porquanto os policiais do Ronda do Quarteirão têm ocupado os espaços instruindo jovens e adultos a como lidar com esta chaga pública e, ao mesmo tempo, de enfrentamento, quando todos vêm perseguindo tenazmente sobretudo traficantes que investem em nossa cidade.

Ainda acrescentou aquele oficial: “A população pode ajudar bastante com a informação. Partindo do princípio que só podemos prender alguém por intermédio de Mandado Judicial ou Flagrante Delito, dar o “bote” certeiro é tudo que precisamos, daí saber como e que hora a droga chega e onde está escondida é fundamental.”

Enfim, levando-se em consideração que 80 % dos delitos praticados no país têm vinculação direta com a droga, todos devemos nos unir contra o “Mal do Século” a favor dos nossos jovens, em prol das futuras gerações. (Sargento Vaumirtes – Relações Pública do Ronda/Sobral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário. Em breve publicaremos a sua paricipação na segurança pública. Somos uma polícia comunitária.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.