terça-feira, 26 de abril de 2011

RONDA APREENDE MAIS ARMA DE FOGO E CAPTURA BANDIDO

Fonte: Matéria transcrita do blog Plantão Alerta. (Agradecimento)

SEMANA_SANTA3_cpia

Na tarde de domingo 24 / 04 / 11 as 16 horas, quando a RD 1209 do Ronda composta pelos SDS, Charles, Neto e Tavares passavam na Rua Lucimar, bairro Dom Expedito, abordaram dois elementos suspeito que estava em uma moto de placa NUP 2387 Sobral de cor preta de Sobral. No momento da abordagem, um dos elementos disparou contra a composição do Ronda que reagiu atirando também contra os elementos, mais não conseguiu atingi-los. O acusado do disparo contra a polícia, foi preso e trata-se do FRANTIÁLE DE SOUSA FERNANDES, 19 anos, de Sobral, reside na Trav. Itália 293 bairro Dom Expedito. Após o elemento deflagrar toda munição do revolver, saio em fuga se escondendo no matagal. A polícia fez o cerco, o elemento abandonou a moto que foi identificado como dono, o Gleyson Sousa Ferreira, conhecido por PERY, residente na Rua Campo Grande 461 bairro Dom Expedito, a polícia acredita que era o outro elemento que estava junto com o que foi preso, pois o mesmo não foi encontrado.

SEMANA_SANTA7_cpia

ARMA USADA CONTRA A POLÍCIA

SEMANA_SANTA1_cpia

MOTO QUE OS ACUSADOS USAVAM

Foi feito a apreensão do revolver , calibre 32, feito o flagrante com base, tentativa de homicídio no artigo 14 e 15 na lei do desarmamento.

****************************************************

DO EDITOR DO BLOG RONDA/SOBRAL

Nesta outra matéria se percebe nitidamente o trabalho de excelência do Ronda, sempre pautado na legalidade e tendo como princípio da defesa à vida, seja ela qual for, pois mesmo sendo recebido a bala pelos bandidos, os policiais do Ronda após capturar um dos acusados, deram-lhe voz de prisão e o conduziu a delegacia Regional para que a justiça aplique sobre seus ombros a lei. Em nenhum momento os policiais se igualaram ao marginal e preservando a integridade física daquele que minutos antes disparava a arma de fogo contra eles.

Mais uma missão realizada com sucesso pelo Ronda do Quarteirão em Sobral, que tem como coordenador o capitão Jadilson.

RONDA APREENDE MAIS UMA ARMA DE FOGO

Ronda Apreende arma de fogo em Sobral.‏
Dom, 24 de Abril de 2011 22:50



SDS FREIRE, OSMAYLSON, RARISON E DOURADO

Na noite desta sexta-feira Santa o Ronda do quarteirão apreendeu uma arma de fogo, revolver cal.32 com duas munições intactas e uma deflagrada. A ocorrência foi no bairro da Santa Casa.
A apreensão ocorreu quando a CIOPS enviou a RD 1203 compostas pelos PM's Osmaylson e Freire, a rua Jânio Quadro para averiguar um possível disparo de arma de fogo em via pública.



ARMA APREENDIDA

Ao chegarem no local, os PM's foram informados que um elemento conhecido como POLDA havia efetuado um disparo de arma e fugiu em direção a rua Bela Vista. Ao tomarem conhecimento de tal fato,os PM's da RD 1203, imediatamente dirigiram-se a rua Bela vista e ao entrar na rua, os PM's observaram o elemento jogando a arma(que foi aprendida pela RD 1203) e correndo rumo ao Rio Acaraú.
Imediatamente foi acionado o apoio de outras viaturas no local com o objetivo de capturar o POLDA. Após algumas diligências realizadas, a RD 1201, composta pelos PM's Dourado e Rarison, conseguiram capturar o acusado. O mesmo foi conduzido, junto com a arma, a delegacia de Sobral e autuado por porte ilegal de arma,conforme o art.14 da lei do desarmamento.

MATÉRIA TRANSCRITA DO BLOG PLANTÃO ALERTA ( Agrdecimento ao editor Clevis)
___________________________
DO EDITOR DO BLOG/RONDA

Parabenizamos aqui a ação eficaz dos policiais do Ronda, realizada dentro da legalidade, sem colocar em risco em nenhum momento a população e além de capturar o acusado ainda apreenderam a arma de fogo. Sempre digo que a apreensão de uma arma de fogo deve ser muito mais elogiada do que a prisão do assassino que acabou de cometer um crime de morte, pois de nada adiante se capturar um assassino se vidas não foram salvas. Por isso parabenizo a ação deste bravos Guardiões da Princesa do Norte que a cada dia tem constroem positivamente a história de nossa Gloriosa Instituição Polícia Militar do Ceará.

**********************

quarta-feira, 13 de abril de 2011

QUEM SE AMA, NÃO SE ARMA


No dia 23 de outubro de 2005, aconteceu um referendo sobre o COMÉRCIO ARMAS DE FOGO E MUNIÇÃO EM NOSSO PAÍS. Uma Mega campanha dos órgãos de segurança foi realizada em prol da chapa 2 que pedia SIM PARA A PROIBIÇÃO DO COMÉRCIO ARMAS DE FOGO E MUNIÇÃO EM NOSSO PAÍS.

Em Sobral a Câmara de vereadores realizou uma sessão especial para debater sobre o assunto e contou coma participação de vários setores da sociedade sobralense, bem como do deputado estadual Ivo Gomes que era defensor também da chapa 2

Durante a sessão foi lido pelo vereador José Marias Féliz este cordel escrito pelo Sgt Vaumirtes que fala sobre o perigo da sociedade brasileira decidir a favor da fabricação e venda de armas de fogo e munição.

LEIA

( 15/09/2005)

* Vaumirtes Freire –
1º Sargento PM do Batalhão da Paz /Sobral

No dia 23 de outubro
Os Brasileiros irão votar
Contra a venda e a fabricação
De armas feitas pra matar.
Digam sim ao desarmamento,
Antes de outro sepultamento
Quando um revolver disparar.

Para a minha admiração
Existem quem são a favor
Da venda e da fabricação
De armas a todo vapor.
Veja quanta hipocrisia,
São as mesma que outro dia
Falavam de Paz e Amor.

Mais sementes plantadas
Maior a colheita será.
E a arma é uma semente
Que se rega pra matar.
Se arma fosse proteção
No Iraque e afganistão
Não haveriam mortes por lá.

Argumentam que proibir
A venda e comercialização
De armas não resultaria
Em Paz para a população,
Porque pela fronteira passaria
O tráfico e a pirataria
De mais armas e munição.

Isso é um pensamento
Que muito me envergonha
Se seguirmos este raciocínio
Liberaríamos a maconha
No entanto essa tolice
A maior de todas as burrice
O sábio Brasileiro nem sonha.


(...)

As polícias vivem na pele
Essa tal violência urbana,
Por isso pedem que seu voto
Seja de uma pessoa bacana.
É contra essa aberração
Vender armas e munição
Como se fossem banana.

Se tem violência com menos
Com mais armas teremos guerra.
Se aprovarmos a queimada
As árvores sumirão da terra.
E o Brasileiro que tem cabeça
Não deixará que isso aconteça.
Vota na vida e não erra.

(...)

O Cordel termina assim


A nossa Assembléia Legislativa
Venho aqui parabenizar
Por criar a Comissão da Paz
Para o nosso povo orientar.
E dizer não a essa guerra
Começando por nossa terra
Do Estado do Ceará.

Se fores a favor das armas
O inferno você ainda não viu.
O próximo referendo decidirá
Que todos compre um fuzil
Seja contra a fabricação
De armas de fogo e munição...
Queira a Paz para o Brasil!

fim

SE DESEJAR LER O CORDEL NA ÍNTEGRA CLICK AQUI

* Autor de 26 cordeis e é membro do Centro Cultural Dom José, Cadeira 21

quinta-feira, 7 de abril de 2011

RONDA PRENDE MAIS DOIS TRAFICANTES




O Ronda do Quarteirão desenvolve em Sobral um grande trabalho de repressão ao tráfico de drogas, bem como ao uso ilegal de armas de fogo. Graças ao trabalho eficaz da realização de blitz por determinação do capitão jadilson em todas as áreas cobertas pelo o Ronda é que o trabalho de apreensão tanto de armas , como apreensão de drogas e prisão de traficantes.

E na noite de quarta-feira, 16/04 os os policiais do Ronda do Quarteira, Costa Lemos e Albuquerque,( RD 1206) enquanto realizavam patrulhamento rotineiro em sua área no Bairro, Alto da Brasília, proximidades da escola CAIC, prenderam em flagrante delito dois indivíduos que TRAFICAVAM pedras de 6 crack, maconha, e com o mesmo foi encontrado uma certa quantidade de R$ 41,00 em cédulas e moedas.
Os indivíduos foram identificados por, Edvagno Eufrazio de Oliveira, 23 anos, e Luis Rodrigues de Oliveira, 20 anos, ambos residentes no Parque Silvana I Sobral.
A dupla foi entregue na delegacia de policia civil de Sobral, onde a delegada plantonista realizou procedimento de flagrante por crime de trafico de drogas art.33. Lei dos entorpecentes.
Aqui parabenizamos os policiais do Ronda SD Costa Lemos e SD Albuquerque que vem desenvolvendo um excelente trabalho, sendo exemplo a ser seguido por todos que fazem a polìcia militar.

OBS . A foto pertence ao blog SPN

terça-feira, 5 de abril de 2011

COMBATE ÀS DROGAS



“Em média a cada dois dias um procedimento foi feito contra o uso e tráfico de drogas em Sobral no ano de 2010 junto à Delegacia de Polícia Civil. E para 2011, as ações diárias para o primeiro trimestre têm sido ainda mais rigorosas.” Com estas palavras o Major Mendonça, Comandante do Ronda do Quarteirão para Zona Norte, materializou o esforço da Polícia Militar quando o assunto é o combate às drogas na Princesa do Norte.

Explicando estes “procedimentos”, seria o Flagrante Delito (FD) para o tráfico, o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para o consumo; o Boletim de Ocorrência (BO) quando envolvem menores e o Inquérito Policial (IP) quando existem indícios, porém sem o flagrante. Conforme se vê na tabela que segue para os anos de 2010 e 2011:

(JAN/FEV/MAR)____FD_____TCO_____BO_____IP_____TOTAL
2010______________58_____59______38_____10______165
2011______________24_____19______15_____01_______59
Fonte: DRPC/Sobral
Ao mesmo tempo, sabe-se que a droga – leia-se crack –, tem interferido na vida do brasileiro com muita violência, tornando-se hoje além de um problema de Segurança Pública, também uma questão de Saúde Pública a ser combatida por todos.

O Major Mendonça adiantou que duas posturas têm sido tomadas de forma concomitantes no combate a tão terrível mal: uma de caráter preventivo, porquanto os policiais do Ronda do Quarteirão têm ocupado os espaços instruindo jovens e adultos a como lidar com esta chaga pública e, ao mesmo tempo, de enfrentamento, quando todos vêm perseguindo tenazmente sobretudo traficantes que investem em nossa cidade.

Ainda acrescentou aquele oficial: “A população pode ajudar bastante com a informação. Partindo do princípio que só podemos prender alguém por intermédio de Mandado Judicial ou Flagrante Delito, dar o “bote” certeiro é tudo que precisamos, daí saber como e que hora a droga chega e onde está escondida é fundamental.”

Enfim, levando-se em consideração que 80 % dos delitos praticados no país têm vinculação direta com a droga, todos devemos nos unir contra o “Mal do Século” a favor dos nossos jovens, em prol das futuras gerações. (Sargento Vaumirtes – Relações Pública do Ronda/Sobral)